Aug 03

DOR CRÔNICA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS E SUA RELAÇÃO COM A COGNIÇÃO, CAPACIDADE FUNCIONAL, DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA

Com o aumento da população idosa e da expectativa de vida faz-se necessário ampliar o conhecimento sobre como a dor afeta os idosos.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4722

Aug 03

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INDEPENDÊNCIA E FUNÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DE CARUARU- PE

A população idosa apresenta aumento significativo devido a uma maior expectativa de vida, estes indivíduos, em 2020 chegará a 32 milhões.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4720

Aug 03

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES E PUMONARES ATENDIDOS EM UMA UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO)

As UPA’s são unidades de pronto atendimento 24 horas que prestam atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadro clinico crônico ou agudizado, presta primeiro atendimento a traumas, caso não for resolvido as queixas em 24 horas, encaminha para internamento hospitalar através de uma central de leitos.

Epidemiological profile of patients with cardiovascular diseases and pulmonary served on a upa (care unit ready)

Marilene S. Vieira1, Daniele D. Strujak1, Karolline N.K Costa1, Andréia F. Lisboa1Juliana Londero Silva Avila5, Rubneide Barreto Silva Gallo6

Introdução: As UPA’s são unidades de pronto atendimento 24 horas que prestam atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadro clinico crônico ou agudizado, presta primeiro atendimento a traumas, caso não for resolvido as queixas em 24 horas, encaminha para internamento hospitalar através de uma central de leitos. Objetivo: realizar uma análise retrospectiva dos prontuários de pacientes internados no UPA Rui Barbosa com diagnostico clinico de doenças pulmonares e cardiovasculares. Métodos: trata-se de uma pesquisa documental descritiva quantitativa no qual foram utilizados para análise prontuários de pacientes atendidos do dia 01 de janeiro ao dia 31 de agosto de 2014 e analisados 642 prontuários com os seguintes aspectos: idade, forma de entrada no serviço, diagnósticos clinico de doença pulmonar ou cardiovascular e que estiveram sobre ventilação mecânica invasiva (VMI), e a evolução desse paciente se foi de alta, transferido para algum hospital ou óbito. Resultado: verificou-se a falta de um fisioterapeuta atuando no UPA 24 horas, onde os pacientes aguardam mais de 24 horas para sair vaga de transferência para algum hospital através da central de leito Conclusão: constatou-se a necessidade de um fisioterapeuta atuando nas UPA 24 horas pelo perfil desses pacientes com doenças pulmonares e cardiovasculares alguns evoluindo para ventilação mecânica invasiva (VMI) os profissionais de fisioterapia poderão atuar nas enfermarias e na sala de emergência com pacientes mais críticos, beneficiando com um atendimento rápido, eficaz diminuindo complicações, tempo de intubação orotraqueal e tempo de internamento desses pacientes nos UPA’s 24 horas.

Palavras-chave: Fisioterapia em Emergência, Pacientes internados, complicações.

ABSTRACT

Introduction: the UPA’s are emergency care 24 hours providing care resolute and qualified to patients suffering from chronic clinical picture or sharpened, provides primary care to trauma, case is not resolved complaints within 24 hours, forwards to hospital by a central bads. Objetivo: carry out a retrospective analysis of medical records of patients admitted to the UPA Rui Barbosa with clinical diagnosis of pulmonary and cardiovascular diseases. Methods: this is a quantitative documentary descriptive research in which were used to analyze medical records of patients seen of the day January 1 to August 31 in 2014 and analyzed 642 records with the following: age, way to enter the service, diagnostics clinical pulmonary or cardiovascular disease who were on invasive mechanical ventilation (IMV), and the evolution of this patient was discharged, transferred to a hospital or death. Result: there was the lack of a physical therapist working in UPA 24 hours, where patients waiting more than 24 hours to leave transfer vacancy for a hospital bed through the central Conclusion: it was found the need for a physical therapist working in UPA 24 hours by the profile of patients with pulmonary and cardiovascular diseases some progressing to invasive mechanical ventilation (IMV) physical therapy professionals can act in the wards and in the emergency room with the most critical patients, benefiting from a quick service, effectively reducing complications, time tracheal intubation and length of stay of patients in UPA’s 24 hours.

Keywords: Emergency physiotherapy, hospitalized patients, complications.

SOBRE O AUTOR:

1. Acadêmica de Fisioterapia, Faculdade Paranaense Curitiba/Pr

AUTOR CORRESPONDENTE:

Marilene dos Santos Vieira
Rua rio negro 935 – cep: 83322030
Weissopolis- pinhais – Pr – Brasil
Fone: (41)88558889
Email: marilenestosvieira@hotmail.com

__________________________________________________________________________________

Fazer download em PDF do artigo completo!

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4717

Aug 03

SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO DO ADULTO (SDRA) – VENTILAÇÃO MECÂNICA NA POSIÇÃO PRONA: REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA.

Nas últimas décadas avanços importantes ocorreram no suporte ventilatório a Síndrome do desconforto respiratório agudo, mas, apesar disto, a mortalidade em pacientes com SDRA continua elevada.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4715

Aug 03

EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO SOBRE A FORÇA MUSCULAR DE IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

O envelhecimento populacional está em constante crescimento, sendo constatado um acréscimo de 15 milhões de indivíduos no Brasil nos últimos 60 anos.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4710

Aug 03

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTE COM TRISMO PÓS-RADIOTERAPIA

Trismo radioinduzido é caracterizado pela mobilidade reduzida da mandíbula, devido à fibrose que ocorre
na musculatura mastigatória.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4705

Aug 03

FATORES SÓCIO-DEMOGRÁFICOS DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DE MULHERES TRATADAS COM RADIOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS NO PERÍODO DE 1999 E 2006

Estudo teve como objetivo descrever os fatores sócio-demográficos de mulheres com câncer de colo de útero em tratamento com radioterapia, num hospital de referência em Florianópolis.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4702

May 13

CORRELAÇÃO ENTRE O INSUCESSO NO DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA E A TAXA DE MORTALIDADE

Devido ao fato do crescente uso da ventilação mecânica (VM) dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), torna-se imprescindível o conhecimento do uso e retirada da mesma para minimizar os riscos oferecidos aos pacientes, o objetivo deste presente estudo foi analisar o impacto do insucesso no desmame da VM sobre desfecho clínico (i.e. alta ou óbito) dos indivíduos sob tratamento em UTI.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4676

May 13

ESCORES DE CORTE PARA O FSFI

A disfunção sexual é feminina (DSF) é considerada mundialmente epidêmica, e pode ser estudada por meio de questionários. O mais utilizado é o Female Sexual Function Index (FSFI), para o qual existem diferentes escores de corte preditivos de DSF. Objetivo: Descrever e discutir a validade dos escores de corte preditivos de DSF para o FSFI. Método: três bases de dados foram revisadas sistematicamente entre os anos de 2000-12, incluindo estudos que utilizaram escores de corte para o FSFI.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4672

May 13

CONSCIENTIZAÇÃO DO ASSOALHO PÉLVICO EM ACADÊMICAS DE FISIOTERAPIA COM CONSTIPAÇÃO INTESTINAL DE UMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR – RECIFE/PE

A Constipação Intestinal (CI) apresenta sinais e sintomas como: evacuação menor que três vezes por semana, grande esforço e/ou dor ao eliminar as fezes, levando a importante comprometimento na qualidade de vida (QV). O estudo objetivou avaliar a influência da conscientização perineal do assoalho pélvico em acadêmicas de fisioterapia com CI. Estudo do tipo corte transversal, realizado de abril a junho de 2013.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4669

May 13

EXERCÍCIO RESISTIDO COMO ABORDAGEM TERAPÊUTICA DA FISIOTERAPIA NO DIABETES MELLITUS GESTACIONAL – REVISÃO SISTEMÁTICA

O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) traz riscos materno-fetais e aumenta os custos em saúde. Dentro de sua abordagem, o exercício mais recomendado é o aeróbico, porém o exercício resistido vem surgindo como mais uma estratégia de cuidado, no entanto, é ainda pouco explorado.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4666

May 13

AVALIAÇÃO DO MEDO DE QUEDAS E SUA CORRELAÇÃO COM O DESEMPENHO FUNCIONAL, COGNITIVO E ALTERAÇÕES DO EQUILIBRIO EM IDOSOS DE COMUNIDADE

O envelhecimento fisiológico funcional, bioquímico e psicológico, pode interferir na capacidade de equilíbrio sendo um aliado ao medo ou preocupação de uma possível queda que predispõem os idosos a um declínio funcional, perda da confiança no equilíbrio, restringindo as atividades diárias. O objetivo do estudo foi avaliar o medo de quedas e sua correlação com desempenho funcional e cognitivo na população de idosos da comunidade.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4659

May 13

ANÁLISE POSTURAL E PREVALÊNCIA DE PROCESSOS ÁLGICOS EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA

Por definição, os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, são um fenômeno pertinente ao trabalho, e são caracterizados pela presença de um conjunto de sintomas, concomitantes ou não, que afetam nervos, tendões, músculos e estruturas de suporte. O profissional dentista, por trabalhar muitas horas seguidas em posições desconfortáveis, geralmente apresenta dores em diversas regiões do corpo.

Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4652

Apr 15

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO MUSCULAR NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS DA COMUNIDADE

Effects of a program for muscle strengthening exercises in preventing falls in the elderly community

 
Juliana A. Oliveira Martins1; Danielle G. de Miranda2; Talita A. Bordini Malaman3; Saulo Nani Leite4
 

A massa muscular e a força de contração diminuem com o envelhecimento podendo acarretar a perda da funcionalidade e predisposição à quedas. Avaliar os efeitos de um programa de exercícios de fortalecimento muscular na prevenção de quedas em idosos. Foram selecionados 10 idosos acima de 60 anos sendo submetidos a um programa de fortalecimento muscular dos membros inferiores.
Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4647

Jan 15

PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF.

Prevalence of postural changes at senior citizens assisted by the nasf.

 
Carlos Eduardo Alves de Souza¹ Camila Gabriela Seródio Cândido², Ítalo Leonardo de Lima Souza Leão¹, Rayla Sandelle Souza Cruz².
 

Na terceira idade, o organismo humano passa por diversas mudanças fisiológicas, que resultam em perdas funcionais, desta forma, observa-se uma diminuição de forças musculares e mudança do centro de gravidade, as quais irão contribuir para o mau alinhamento da coluna vertebral, e acarreta em alterações posturais na coluna vertebral.
Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4631

Jan 15

Análise da Qualidade de Vida dos Pacientes submetidos à Fisioterapia no Pré-Operatório de Cirurgia Bariátrica.

Analysis of Quality of Life in Patients undergoing physiotherapy in Preoperative Bariatric Surgery

 
Carolini Daniele Pinto Taschetto1, Francielly Marques de Souza Sant’Ana2,  Suellen Medeiros Bagatin3 , Ana Paula Oliveira Rodrigues4, Maíra Jaquelinny Maturana5
 

A obesidade é caracterizada por um aumento da taxa de gordura corporal, geralmente ocasionada pelo grande consumo calórico e baixo gasto energético, que afeta a saúde física e psicológica, reduz a expectativa de vida e acarreta prejuízos significativos na qualidade de vida. Observa-se, que a obesidade vem crescendo gradativamente e de forma globalizada entre adultos, jovens e crianças de todas as classes sociais, sendo considerada uma epidemia mundial e um dos principais problemas de saúde pública. A fisioterapia atua de forma preventiva no pré-operatório de cirurgia bariátrica com o intuito de diminuir os riscos de complicações no pós-operatório, visando sempre à melhora da qualidade de vida.
Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4627

Jan 15

EFEITOS DA EXPANSÃO PULMONAR NA DOENÇA DE STEINERT: ESTUDO DE CASO

Effects of expansion in pulmonary disease Steinert: case study

Maria Iderlania de Freitas Sousa¹, Josafá Justino Barbosa²

A doença de Steinert é caracterizada como uma doença neuromuscular crônica e progressiva decorrente de uma mutação no cromossomo 19, que causa uma fraqueza muscular generalizada, afetando inclusive a musculatura respiratória e com repercussões multissistêmicas. O objetivo foi identificar os efeitos da expansão pulmonar na Doença de Steinert.
Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4622

Jan 15

EFEITOS DA ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE GORDURA ABDOMINAL EM MULHERES JOVENS

Effect of electrolipolysis in abdominal fat reduction in young women.

Juliana de Souza Rosa¹, Ludmila Guterres Campos ² 

A gordura localizada caracteriza-se pelo acúmulo de células gordurosas em partes específicas do corpo, causando um aumento na espessura e consistência do tecido adiposo. Quando em excesso, o tecido adiposo pode trazer vários problemas para a saúde, pois além de comprometer a autoestima, reduz a expectativa de vida pelo aumento do risco de desenvolvimento de doenças respiratórias, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e câncer.
Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4620

Jan 15

FISIOTERAPIA NA ESCOLA: AVALIAÇÃO POSTURAL EM CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS.

PHYSICAL THERAPY AT SCHOOL: POSTURAL EVALUATION IN 6 TO 11 YEARS OLD CHILDREN.

Gabriele Klüsener¹; Daniela Veber Gularte Porto² 

Introdução: A idade é um fator importante na morfologia da coluna vertebral, sendo a fase escolar um período marcado por alterações repentinas e desordenadas do corpo, as quais podem facilitar o aparecimento ou acentuar os desvios na postura. Objetivos: Avaliar a postura de crianças de 6 a 11 anos de uma escola particular do município de Cachoeira do Sul- RS, identificando a prevalência das alterações que necessitam de intervenção precoce.
Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4618

Jan 15

FEEDBACK VISUAL COM ESPELHO EM MEMBRO INFERIOR PARÉTICO APÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: Estudo De Casos

Mirror visual feedback in paretic lower limb after stroke: cases study

Rodrigo Henrique Paulino¹, Fabio Alexandre Casarin Pastor²

O acidente vascular encefálico (AVE) acomete o sistema nervoso central (SNC) e representa importante causa de comprometimento motor, sensorial e funcional de membro superior e inferior do hemicorpo. A terapia com espelho surgiu como uma técnica de indução da plasticidade neural para recuperação das incapacidades geradas por lesões no SNC.
Read the rest of this entry »

Permanent link to this article: http://inspirar.com.br/revista/?p=4616

Older posts «